No dia 13 de março fomos surpreendidos com a notícia de que na semana seguinte as escolas deveriam se preparar para suspender as aulas, os alunos não teriam que frequentar as escolas, salvo os pais que não tivessem com quem deixar os filhos. Em 15 dias as escolas tiveram que se reinventar. Algumas mais adaptadas que outras inseriram a tecnologia nas salas de aula. Logo ela, tão questionada por desviar a atenção interferindo negativamente no aproveitamento dos alunos.

Pois não é que estamos há seis meses totalmente dependentes de computadores, notebooks, smartfones, aplicativos, internet! Necessitamos dessa tecnologia para ministrar nossas aulas e não deixar que nossos alunos tenham um ano letivo “perdido”, que eles tenham as mínimas condições de seguir no ciclo seguinte e que possamos cumprir nosso papel de educadores fazendo com que mantenham a rotina escolar, embora de forma remota.

E, é claro que é hora de fazer um balanço, será que simplesmente assistir as aulas pela tela do celular ou do computador é uma forma de cumprir esta tarefa? Falando para um público específico de fundamental 2 e ensino médio, o que é feito quando a aula é encerrada? E durante as aulas?

Algumas respostas não foram aquelas que esperávamos. Após alguns meses, os professores passaram atuar em um monólogo, os microfones, câmeras foram desligados, as dúvidas e perguntas desapareceram. Parece que se cansaram de usar a tão sonhada tecnologia em sala de aula. Então, é hora de repensar como está sendo a rotina destes adolescentes e jovens. Vamos a algumas dicas:

  • O tempo de tela é cansativo, então usemos apenas uma, aquela onde está se passando a aula.
  • Silencie seus aplicativos, as notificações foram feitas para você deixar de fazer o que está fazendo e atendê-las. São elas que lhe tornam dependentes das redes sociais, aplicativos de mensagens etc. Afinal, quem é que resiste àquele barulhinho quando postam uma foto de manhã ou tem aquele comentário “bafo” para fazer?
  • Faça suas anotações durante a aula, você não está vendo um programa de televisão. Anote as observações nos slides, exemplos, faça relações com seu cotidiano.
  • Nunca faça tarefas de outras disciplinas durante uma aula.
  • Após a aula, faça uma outra atividade como ler um livro, ouvir música, ajudar nas tarefas de casa, tocar um instrumento ou fazer uma atividade física (caso seja possível).
  • Discipline-se a, depois desta pausa, retomar o que foi dado nas aulas daquele dia e faça as tarefas de casa. E que fique claro, tarefa de casa é uma coisa e retomar as aulas do dia outra. Não esqueça que este tempo de estudo varia de acordo com a disciplina, tema da aula, facilidade de aprendizagem.
  • Determine um horário para começar e terminar esse seu estudo.

Observe que essas dicas são as mesmas dadas pelos professores durante um ano letivo “normal”. É uma rotina que nos dá segurança e nos prepara para desafios maiores que serão exigidos num futuro próximo. Também é uma forma de ocupar o tempo e manter a preparação mínima para seu próximo ciclo. É difícil, pode ser, mas quando nos adaptamos, “tiramos de letra”. E, se precisar peça ajuda!

Professora Débora Regina – História e Atualidades